sábado, 19 de março de 2011

Fantasias da comemoração Cavalo Marinho- Bruna n° 04 7F.

   Festa típica da zona Setentricional  de Pernanbuco e agreste da Paraíba onde os seus moradores passam o ano inteiro confeccionando suas fantásias de maracatú para desfilarem no carnaval.
  Os bonecos são confeccionados de madeira extremamente macias é usado na confecção da cabeça e dos braços nos bonecos de luva,no caso dos bonecos de vara o corpo inteiro é confeccionado de madeira.A roupa sempre de chita bem colorida.


  As baianas usam vestidos longos, com saia de armação de arame  e seguram nas mãos os emblemas dos grupos.Dentre elas , existe a "Dama da Boneca"  que segura uma boneca  que tem a possibilidade de trazer consigo a proteção do maracatú rural.
Caboclos de pena ou arrea má (que tira o mal) eles usam um chapéu com penas de pavão assemelhando-se a uma coroa e uma mini gola ou "camisa bordada , calça na altura dos joelhos e na cintura fitas e penas de pássaros e usam um cravo na boca . Trazem consigo arco e flecha enfeitados de fitas , e também é comum usarem óculos escuros".
Caboclos de lança é a figura que mais se destaca no maracatú , por estar em grande número pela riqueza de sua fantasia, usam nas costas o surrão (indumentária de madeira)3,5ou 7 chocalhos de bronze que fazem muito barulho,para cobrir o surrão usa-se uma grande gola, que vai até a altura dos joelhos ,tecido de veludo e bordada com lantejoulas coloridas formando os mais variados desenhos,na cabeça usam chapéu revestido por papéis multicoloridos cortados em tirinhas dando idéia de uma enorme cabeleira,usam sapato tênis,meias de jogador até os joelhos e calças curtas coloridas sobrepondo-se as meias,camisas de mangas longas compridas também coloridas,pintam seus rostos com tinta vermelha ou laranja usam uma lança de madeira pontiaguda recobertas com fitas coloridas,estão sempre de óculos escuros e os mestres do caboclo usam um cravo branco na boca para proteção.


Fontes: www.eca.usp.br/turismocultural/6.maracatu_Sofia.pdf
            gloriadogoitacacultural.blogspot.com/2010_08_01_arclive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário