Em seu acervo, podemos observar obras de diversos artistas, dentre eles, franceses, espanhóis, ingleses, flamengos, americanos. Assim vemos obras francesas de Renoir, Monet, Van Gogh, Modigliani, dentre outros. As artes espanholas são representadas por El Greco, Goya e Velázquez.
As obras das Américas feitas por Torres Garcia, Diego Rivera e muitos artistas brasileiros como Almeida Junior, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Flávio de Carvalho, etc.
Nele, também podem ser encontrados núcleos de Arqueologia, Esculturas, Desenhos, Gravuras, Fotografias, Tapecarias, Vestuário, Design e Maiólicas, que são as cerâmicas italianas dos séculos XI até XIV.
As 73 das muitas esculturas e três pinturas de Edgar Degas, As Alegorias das Quatro Estacões( de Delacroix) e os retratos das filhas de Luis XV, são exemplos do que está presente no acervo.
Rosa e Azul, de Pierre August Renoir, óleo sobre tela, feito em 1881.
Pierre August Renoir nasceu em 25 de fevereiro de 1841 em Limoges na Franca e morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes- sur Mer na Fraca. Tinha uma família bem modesta, seu pai era alfaiate.
Queria adquirir um ofício, então foi aprender decoracão de porcelana e trabalhar no atelie onde aprendia. Menos de dez anos depois mudou-se para Paris e entrou na École des Beaux-Arts. Muito tempo depois Renoir e outros artistas planejaram e fizeram a exposicão dos impressionistas.
Nessa obra, Renoir retratou Elisabeth (a loira) e Alice, irmãs e filhas do banquiro Louis Raphael Cahen d' Anvers.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_e_Azul_(Renoir)
http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=272
http://masp.art.br/masp2010/acervo_sobre_o_acervo_do_masp.php
http://educacao.uol.com.br/biografias/auguste-renoir.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário