domingo, 15 de maio de 2011

Histórico e Definição sobre modernismo- Rachel número26 7F

O Modernismo no Brasil
Definição: o modernismo foi um movimento artístico e cultural, uma variação do cubismo, futurismo,surrealismo, dentre outros e tem como sinônimo "estilo novo". Ocorreu durante o século XX, aproximadamente na década de 1920 e tem, como marco inicial do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro municipal de São Paulo. O modernismo que estou falando aconteceu no Brasil, porém o modernismo também aconteceu na europa em geral.
Histórico: o modernismo se desenvolveu, sobretudo, a partir das obras de Anita Malfatti, e também por causa da comemoração do primeiro centenário da Independencia do Brasil, que fez os jovens modernistas pensarem em renovar, com consiência, a arte nacional, utilizando modelos europeus. 
Essa é uma obra da modernista Tarsila do Amaral que se chama "Abaporu"
(Fonte da imagem: serurbano.wordpress.com)
Esta é a casa modernista localizada na rua Itápolis 961, no Pacaembu, São Paulo. Feita pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik( Fonte da imagem: revistacasabairro.com.br)

Fontes do texto:

sábado, 14 de maio de 2011

Cândido Portinari - Gabriele Zhu 7F n11

   
Cândido Portinari nasceu no dia 29 de Dezembro de 1903 no interior de São Paulo. Era filho de imigrantes italiano.
Aos 15 anos sai de São Paulo e vai para o Rio de Janeiro estudar na Escola Nacional de Belas Artes.
Portinari Passou 2 anos em Paris, onde conheceu vários artistas entre eles Kees Van Dongen. Lá também conheceu uma moça chamada Maria Martinelli com quem queria passar o resto de sua vida.
Em 1939, ele êxpos de seus quadros na Feira Mundial em Nova Iorque.
Na década de 50, Portinari encontra diversos problemas de saúde, por causa de uma intoxicaçãodo chumbo presente nas tintas utilizadas por ele , tendo assim que repousar por uma indicação médica, apesar disso ele ignorou e continuou a viajar freqentemente aos EUA, Europa e para Israel.
Cândido Portinari morreu no dia 6 de fevereiro de 1962.



Foto do artista
Uma de suas obras:



"O Mestiço" - 1934
Óleo





Di Cavalcanti - Thais Mie Hoshino n°30 7F

Emiliano Di Cavalcanti nasceu na cidade de Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro de 1897 e morreu no mesmo lugar em 1976, era filho de Frederico Augusto Cavalcanti e de Rosalia. Sempre demontrou muito interesse pela pintura, por isso, teve suas primeiras aulas aos onze anos de idade com o impressionista George Fischer Elpons. Aos 17 anos trabalhou pela primeira vez em uma revista chamada Fon-Fon fazendo ilustrações.
Este famoso pintor ganhou muitos prêmios, como: medalha de ouro na Exposição de Paris, Prêmio Melhor Pintor Brasileiro junto com outro pintor na 2° Bienal de São Paulo,  primeiro prêmio da Mostra de Arte Sacra de Trieste na Itália e a medalha de ouro da 2° bienal Interamericana do México.
No total, Di Cavalcanti fez aproximadamente 5.000 obras que ficaram muito famosas no mundo inteiro, mas principalmente no Brasil, Uruguai, Argentina, México e Estados Unidos.



Fonte do texto:

Fonte de imagem:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Villa Lobos- Silvia número 32 7 ano F

Heitor Villa-Lobos


Heitor Villa-Lobos com seu violão
Heitor Villa-Lobos apelidado de Villa-Lobos nasceu no dia 6 de março de 1887 no Rio de Janeiro e foi um maestro e compositor brasileiro. Ele foi incentivado aos estudos desde criança porque sua mãe queria que ele fosse um médico. Mas, seu pai Raul Villa-Lobos, que era funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador mostrou-lhe a instrução musical e adaptou uma viola para que seu filho começasse seu estudo de vioncelo. Quando tinha 12 anos, Heitor perdeu seu pai e começou a tocar seu instrumento em cafés e bailes. Ele gostou da intensa musicalidade dos "chorões" (pessoas que mostram a melhor música popular do Rio de Janeiro) e também progrediu no violão. Em 1913 Villa-Lobos se casou com a pianista Lucília Guimarães. Em 1922 ele participou da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo. Em 1923 embarcou pra Europa, vindo ao Brasil apenas em 1924. Em 1927 viajou para a Europa de novo. Nessa segunda viagem, Heitor voltou em 1930 realizando turnê por sessenta e sete cidades. Seu casamento com Lucilía terminou em 1930 e depois de operar de câncer em 1948, casou-se com Arminda Neves d'Almeida, sua ex-aluna. Dia 17 de novembro de 1959 houve sua morte.

Fontes:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mário de Andrade- Bruna n°04 7°F

Mário de Andrade
retrato por Lasar Segall

                                                              Mário de Andrade
   Mário Raul de Moraes Andrade , nasceu em São Paulo no dia 09 de outubro de 1893 .Professor , crítico, poeta,contista,romancista e músico,formou-se pelo Conservatório Dramático de São Paulo.
  Representante fundamental do Modernismo participou da Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.
  Durante sua trajetória,Mário de Andrade fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore e também passou por vários cargos públicos,entre estes,foi diretor do Departamento Musical de Cultura de São Paulo.
  Enquanto viveu,ele lutou pela arte com seu estilo de escrita puro e verdadeiro.Certo de que a inteligência brasileira necessitava de atualização,este escritor modernista nunca abandonou suas maiores virtudes:a consciência artística e a dignidade intelectual.
  Foram de sua autoria os versos de Paulicéia Desvairada,considerada o marco inicial da poesia modernista no Brasil.Uma outra obra deste artista que se destacou por sua contribuição ao movimento modernista foi o livro Macunaíma,romance onde é mostrado um heróí que tem as qualidades e defeitos de um brasileiro comum.
  Suas obras estão agrupadas em dezenove volumes com o título de Obras Completas.As principais são:
  Poesia :-Há uma Gota de Sangue em cada Poema (1917)
                 -Paulicéia Desvairada (1922)
                 -Poesias (1941)
  Romance:-Amar Verbo Intransitivo (1927)
                      -Macunaíma (1928)
  Contos:-Belasarte (1934)
  Crônicas:-Os Filhos de Candinha (1943)
  Ensaios:-A Escrava que não era Isaura (1925)
                   -O Movimento Modernista (1942)
  Reconhecido por sua contribuição na criação de idéias inovadoras,Mário de Andrade morreu em São Paulo no dia 25 de fevereiro de 1945.

Fontes:www.suapesquisa.com/biografias/mariodeandrade/
                www.mundocultural.com.br/.../marioandrade.html
                educação.uol.com.br/biografias/ult1789u429.jhtm